sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

VIAJAR!!


Muitas pessoas levam os seus cães em viagem e graças ao Plano para a Circulação de Animais de Companhia (cães e gatos) na Europa, agora até podemos andar com os nossos amigos de 4 patas por toda a Europa. Está na altura de preparar o seu cão para as férias. Apenas terá que observar algumas medidas básicas para que o seu cão possa viajar livremente de um país para o outro.

Em primeiro lugar o seu cão deve estar identificado com um microchip. O microchip implanta-se debaixo da pele do cão, e contém um número que é único. Este número relaciona o seu cão com os seus dados de contacto numa base de dados.


O seu médico veterinário vacinará então o seu cão contra a Raiva, pelo menos 30 dias antes da data da viagem.

Se viajar para o Reino Unido, Suécia, Irlanda ou Malta, antes do final de 2009, o seu médico veterinário tem de colher uma amostra de sangue 30 dias depois de ter administrado a vacina contra a raiva. A amostra deve ser enviada para um laboratório autorizado onde será analisada, de forma a assegurar que o seu cão tem uma boa imunidade contra a raiva.

Depois da vacinação ou uma vez que o resultado da análise ao sangue seja considerado satisfatório, o seu veterinário pode passar-lhe um Passaporte Comunitário para animais de companhia. Com ele pode viajar com o seu cão para os países da UE.


Se vacina o seu cão com doses de reforço regularmente e sem interrupções o seu passaporte será válido para futuras visitas a todos os países da UE, sem ter de realizar mais análises de sangue. Se as vacinações de reforço forem interrompidas, necessitará realizar uma análise de sangue para viajar para os 4 países mencionados anteriormente.

Sem comentários: