segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

VERMES INTESTINAIS





O QUE SÃO VERMES INTESTINAIS?

São parasitas internos que afectam com frequência os cães e os gatos. Normalmente encontram-se nos intestinos dos hospedeiros, onde se alimentam e reproduzem, causando diversos transtornos, por vezes graves. Pelo seu aspecto são chamados vermes redondos ou «lombrigas» e vermes achatados ou «ténias.



Os vermes redondos encontram-se normalmente em grande número nos cachorros e podem provocar obstrução intestinal.

Os vermes achatados podem medir de alguns milímetros até quase 1 metro e são mais frequentes nos animais adultos.

Estes parasitas podem ser encontrados em cães e gatos, independentemente do tipo de alimentação e do estilo de vida (acesso ao exterior, cão de apartamento...) O risco é que pode ser maior ou menor.

O contacto com animais parasitados pode ocasionar a infestação acidental de pessoas, especialmente crianças, idosos ou adultos imunodeprimidos.

QUE PROBLEMAS PODEM CAUSAR AOS ANIMAIS?

Os sintomas mais comuns são atraso no crescimento (jovens), emagrecimento, pele seca, pêlo áspero e quebradiço, abdómen inchado, falta de apetite, vómitos, diarreia, tosse, dificuldades respiratórias, fadiga, anemia e desfalecimento.

As fezes podem dar indicações sobre o estado parasitário dos animais (presença de parasitas e/ou ovos ou larvas).

A sua ausência não significa no entanto que o animal não tem parasitas


A gravidade e extensão dos sintomas depende da quantidade e tipo de vermes presentes, da idade e do estado nutricional dos animais. Em certos casos (raros)podem chegar a provocar a morte.

ESTES VERMES SÃO UMA AMEAÇA PARA O HOMEM?


Alguns destes parasitas podem acidentalmente infestar pessoas, devido a partilharem o mesmo meio ambiente. A infestação do Homem pode ocorrer pela ingestão involuntária dos ovos e/ou larvas dos parasitas ou através da penetração activa das larvas pela pele.



Tal ocorre enquanto se brinca com os animais ou em terrenos frequentados por estes.


Pode também ocorrer quando se ingerem frutas ou legumes que não foram lavados convenientemente.

COMO SE INFESTAM OS CÃES E OS GATOS COM VERMES?


Através do meio ambiente

Podem infestar-se quando ingerem ovos ou larvas de parasitas ou pela penetração activa de larvas através da pele das patas ou do abdómen

Através das mães

Alguns parasitas podem ser transmitidos pelas mães aos filhotes durante a gravidez (através da placenta) ou durante a amamentação através do leite.



Através da higiene diária

Quando se lambem os animais podem ingerir pulgas com quistos de ténias.



Através da ingestão de aves, roedores ou vísceras de animais

Cães e gatos infestam-se ao ingerirem animais (ou partes dos mesmos) que estejam parasitados.




O QUE SE PODE E DEVE FAZER?


Recorde-se que os vermes intestinais podem afectar a saúde dos animais e das pessoas que com eles convivem. Por isso aconselha-se vivamente a adopção de medidas preventivas para reduzir ao mínimo os riscos que estes possam representar.

Torna-se assim essencial adoptar medidas de maneio que reduzam o possível contágio de cães e gatos com ovos e/ou larvas de vermes. Paralelamente é necessário que administre regularmente aos seus animais produtos antiparasitários adequados e eficazes que eliminem os vermes que possam ter.

Em termos de desparasitação estratégica recomenda-se a administração do antiparasitário a cada 3 meses (4 vezes por ano).