quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Será o seu cachorro surdo?



O único método 100% seguro para determinar se o seu cachorro é surdo é a realização de um Teste BAER (mede a actividade eléctrica do cérebro em resposta a estímulos sonoros), que não se encontra disponível no nosso país.


No entanto é usualmente possível determinar essa deficiência pela observação do comportamento do cão ou pedindo conselhos ao seu veterinário.


Um dos primeiros sinais, que pode ser observado enquanto o cachorro ainda está na ninhada pode ser um excesso de agressividade para os seus irmãos, uma vez que não é inibido pelos ganidos de dor que eles emitem quando os morde.


Após o desmame, o cachorro surdo pode não acordar à hora das refeições, a não ser que sinta os empurrões dos irmãos.


Já em casa, pode notar que não responde quando é chamado se estiver a dormir, demasiado longe ou sem estar a olhar para si. Por vezes morde com demasiada força enquanto brinca com os donos (o que pode ser evitado). Se tiver outro cão pode ser difícil aperceber-se do problema inicialmente, porque ele seguirá e imitará o outro cão. Os seguintes testes podem ser realizados em casa se suspeitar que o seu cachorro é surdo. Lembre-se que é quase impossível tirar conclusões se ele sofrer de surdez unilateral (só de um ouvido), e que quanto mais alto é o som produzido, mais vibrações provoca (já experimentou ligar a sua aparelhagem de som no máximo, e sentir as vibrações que espalha pela casa?). Qualquer vibração ou deslocação de ar que o cão possa detectar produz uma reacção que o leva a pensar que afinal não é surdo. Um cão com surdez unilateral deverá ouvir os sons mas será incapaz de determinar a sua origem, olhando à sua volta e provavelmente na direcção errada. Enquanto faz os testes, assegure-se que o cão não está a olhar para si nem na direcção da distracção criada; pode até fazê-los enquanto ele dorme.





  1. Agite as suas chaves, ou uma lata com moedas dentro


  2. Ponha um brinquedo barulhento atrás das costas, aperte-o e faça-o chiar


  3. Chame o cão num tom de voz normal e depois gritando


  4. Bata palmas (cuidado com a deslocação do ar)


  5. Assobie


  6. Ligue um aspirador noutra divisão da casa (para que não sinta as vibrações)


  7. Bata com duas panelas uma na outra


  8. Faça o seu telemóvel tocar ou peça a alguém para tocar à campainha da porta.


Observe as reacções que provoca. Alguns cães surdos podem conseguir ouvir apenas sons muito agudos ou muito graves. Podem levantar-se, olhar à volta, com uma expressão que parece dizer «O que foi isto?» Nesse caso, experimente utilizar um apito ultrasónico com frequência regulável.



Em caso de dúvida peça conselho ao seu veterinário.


http://ru.truveo.com/DEAF-DOG-TRAINING-WA-DEAF-DOG-Sit-Means-Sit-Dog/id/2187708389


Precisa de conselhos para treinar o seu cão surdo? Visite http://www.deafdogs.org/ (em inglês)

Sem comentários: