sábado, 16 de fevereiro de 2008

CUIDAR DO SEU CÃO: DEZ REGRAS ESSENCIAIS



O seu cão oferece-lhe afecto incondicional, lealdade e amizade. Em troca, conta consigo para lhe proporcionar alimentos, água, um abrigo seguro, cuidados médicos regulares, exercício, companhia e muito mais.

As dez regras que se seguem são fundamentais para conseguir estabelecer uma relação muito gratificante para ambos.





1. Ofereça ao seu cão uma coleira com chapa identificadora onde conste o seu nome, morada e telefone. Peça ao veterinário que o identifique com um microchip. Por muito cuidadoso que seja, existe sempre a possibilidade de ele se perder e esta precaução facilita imenso o seu regresso rápido a casa, são e salvo.





2. Vacine-o anualmente contra a Raiva e registe-o na Junta de Freguesia da sua área de residência.




3. Siga esta regra simples: fora de casa, sempre à trela. Mesmo que o cão esteja vacinado, identificado e registado não lhe deve ser permitido vaguear no exterior. É melhor para si, para a sua comunidade e especialmente para ele que esteja sob controle a todo o momento.




4. Proporcione-lhe um abrigo adequado. Um espaço exterior vedado, com uma casota confortável , é um bónus, especialmente para cães grandes e activos; no entanto não o deve deixar permanentemente sozinho no exterior . Os cães adoram e precisam de companhia e devem passar o máximo de tempo possível em casa com a família


5. Leve-o ao veterinário regularmente para ser examinado, vacinado e desparasitado.




6. Esterilize-o. Tanto os machos como as fêmeas que são sujeitos a esta cirurgia de rotina têm uma vida mais longa e mais saudável, têm menos problemas de comportamento (morder, fugir) e assim evita o aparecimento de ninhadas indesejadas.



7. Forneça-lhe uma dieta equilibrada, e mantenha sempre água fresca à disposição. Pergunte ao seu veterinário quais os alimentos recomendados e quantas refeições diárias deve fazer.






8. Invista parte do seu tempo livre diário no seu treino ou inscrevam-se em aulas de obediência. O treino positivo permitir-lhe-á controlar o comportamento do seu cão com segurança e afecto e é uma magnífica oportunidade para fortalecer a vossa relação de amizade.




9. Exercite-o para que se mantenha em forma, mas sem exageros. Muitos donos acham que dois passeios diários, com alguns jogos pelo meio, fornecem exercício suficiente, mas se tem dúvidas sobre a intensidade adequada para o seu cão, aconselhe-se com o seu veterinário.





10. Seja justo e paciente com o seu amigo. Assegure-se que as suas expectativas são razoáveis e não se esqueça que a maior parte dos problemas de comportamento podem ser ultrapassados.

Sem comentários: