
Se está à espera de um bébé concerteza já ouviu falar sobre Toxoplasmose, porque esta doença pode originar defeitos congénitos graves. Quando uma mulher se infecta durante a gravidez pode transmitir essa infecção ao feto, o que pode provocar aborto ou o aparecimento de diversas malformações congénitas.



O Toxoplasma gondii é um organismo protozoário que pode infectar todos os mamíferos, que funcionam como hospedeiros intermediários. Tipicamente, quando um gato se infecta pela primeira vez adquire imunidade e dificilmente sofrerá uma reinfecção.

Outro modo menos frequente é pela ingestão directa de oocistos infectados, muitas vezes veiculados por alimentos crus e/ou mal lavados, ou não usando luvas de protecção quando se manuseia a terra, na jardinagem.
Finalmente, a transmissão da doença pode ocorrer através da placenta para o feto quando uma mulher se infecta pela primeira vez durante a gravidez.


- Não alimente o seu gato com carne crua
- Compre-lhe uma coleira com um guizo, reduzindo-lhe a eficácia como caçador (não garanto que ele fique satisfeito...mas os pássaros agradecem!)
- Não consuma carne crua ou mal passada e evite saladas, frutos ou outros alimentos crus que não possam ser descascados.
- Peça a outra pessoa que limpe diariamente a caixa de areia do seu gato ou, se não houver voluntários, use luvas para o fazer e lave sempre muito bem as mãos.
- Use sempre luvas, se a jardinagem é um dos seus passatempos.
- Mime o seu gato e nunca o abandone. Será um companheiro inigualável para o seu filho que está a quase a chegar...