terça-feira, 11 de novembro de 2008

Gravidez e Toxoplasmose


Se está à espera de um bébé concerteza já ouviu falar sobre Toxoplasmose, porque esta doença pode originar defeitos congénitos graves. Quando uma mulher se infecta durante a gravidez pode transmitir essa infecção ao feto, o que pode provocar aborto ou o aparecimento de diversas malformações congénitas.



Como um dos modos de infecção é o contacto com fezes de gatos infectados, muitas grávidas tentam reduzir o risco de contrair toxoplasmose dando o seu gato ou não o deixando estar dentro de casa.



Felizmente, se está grávida, pode facilmente evitar adquirir a doença sem ter que abdicar do seu querido gato. Os gatos infectam-se ingerindo carne crua, ratos ou pássaros contaminados e são a única espécie animal capaz de eliminar o agente infeccioso nas fezes, mas a doença pode ser disseminada pela ingestão da carne infectada e mal cozinhada de outros animais.


Assim, possuir um gato não significa necessariamente que está exposta a um risco superior, e compreendendo o ciclo de vida do Toxoplasma gondii (T. gondii) e o papel do gato na transmissão da doença pode ajudá-la a dissipar o receio de contrair toxoplasmose. Os gatos devem continuar a ser uma dádiva de alegria e companheirismo durante a gravidez e após o nascimento de uma criança.



TRANSMISSÃO




O Toxoplasma gondii é um organismo protozoário que pode infectar todos os mamíferos, que funcionam como hospedeiros intermediários. Tipicamente, quando um gato se infecta pela primeira vez adquire imunidade e dificilmente sofrerá uma reinfecção.




Assim, por norma, só eliminará oocistos potencialmente infectantes (microorganismos que se reproduzem) durante o período em que contacta pela primeira vez com o toxoplasma. Além disso, os oocistos não possuem capacidade imediata de provocar infecção, precisam de um período de incubação de 1 a 5 dias.


O Homem pode contrair toxoplasmose de 3 modos diferentes.

O mais fequente é pelo consumo de carne crua ou mal passada, que possa conter quistos de toxoplasma.


Outro modo menos frequente é pela ingestão directa de oocistos infectados, muitas vezes veiculados por alimentos crus e/ou mal lavados, ou não usando luvas de protecção quando se manuseia a terra, na jardinagem.



Finalmente, a transmissão da doença pode ocorrer através da placenta para o feto quando uma mulher se infecta pela primeira vez durante a gravidez.



PROBABILIDADE DE CONTRAIR TOXOPLASMOSE
Como é difícil os gatos transmitirem a toxoplasmose directamente aos seus donos, é quase impossível que uma grávida seja posta em risco pelo seu próprio gato. Existem vários factores que mantêm esta probabilidade de contágio extremamente reduzida.
Em primeiro lugar, só os gatos que possam ingerir carne infectada com quistos podem adquirir a infecção, isto é, gatos que vivam no exterior e que caçam e comem roedores ou a quem os donos alimentem com carne crua.




Além disso, só eliminam oocistos após a sua primeira exposição ao toxoplasma e apenas durante duas semanas. Um gato que viva no exterior e que seja caçador provavelmente ficará exposto enquanto muito jovem e não será potencial transmissor durante toda a sua vida adulta.



Em segundo lugar, como os oocistos só adquirem capacidade infectante entre 1 a 5 dias depois de serem eliminados nas fezes, desde que a caixa de areia seja limpa diariamente também não haverá risco de transmissão.



Oops! Assim não!


Finalmente, como os oocistos são transmitidos por ingestão, para se infectar com toxoplasmose, uma grávida teria de manusear fezes contaminadas e, sem lavar as mãos, tocar a boca, ou de qualquer outro modo, ingerir esses oocistos, como através de saladas ou frutos contaminados e mal lavados, por exemplo.


CONSELHOS

Se está grávida e não está imunizada contra a Toxoplasmose:
  • Não alimente o seu gato com carne crua

  • Compre-lhe uma coleira com um guizo, reduzindo-lhe a eficácia como caçador (não garanto que ele fique satisfeito...mas os pássaros agradecem!)

  • Não consuma carne crua ou mal passada e evite saladas, frutos ou outros alimentos crus que não possam ser descascados.

  • Peça a outra pessoa que limpe diariamente a caixa de areia do seu gato ou, se não houver voluntários, use luvas para o fazer e lave sempre muito bem as mãos.

  • Use sempre luvas, se a jardinagem é um dos seus passatempos.

  • Mime o seu gato e nunca o abandone. Será um companheiro inigualável para o seu filho que está a quase a chegar...